segunda-feira, maio 23, 2011

Sobre Ídolos

Desde a descoberta do Orkut sempre aceitei os convites para participar de redes sociais, isso porque acabei encontrando pessoas muito queridas que sem tais recursos dificilmente tivesse notícia.

No Brasil o Orkut virou fonte de grandes confusões, muitos perfis falsos o que afastou a classe artística.

Entretanto no twitter essas pessoas encontraram um caminho de comunicação, uma forma de interação com os fãs. Os artistas começaram a usar o twitter para dar suas opiniões se mostrando tão normais quanto qualquer um de nós pobres mortais.

Confesso que o twitter não é a rede social que mais acesso, mas há alguns dias acessei o site e lá estava o convite para a twittecam do Humberto Gessinger, vocalista do Engenheiros do Hawai.

Não sabia o que iria acontecer, nunca havia participado de tal evento, mas no dia e hora marcados acessei o link disponibilizado pelo Humberto e tive uma grata surpresa.

Para aqueles que, como eu, são novos nas ferramentas disponibilizadas pelo twitter, a twittecam nada mais é que o compartilhamento de vídeo em tempo real. Através do sistema é possível conversar, dar entrevistas ou fazer um pequeno show do estúdio de casa para mais de 6 mil pessoas se tornando um dos assuntos mais comentados na rede.

E para minha alegria foi exatamente isso que aconteceu. O “show” começou um pouco atrasado em virtude de problemas na transmissão, infelizmente o Humberto cantou duas músicas sem que fossem ouvidas por ninguém. Depois de resolvido o contratempo foi um deleite só.

Mais de uma hora cantando músicas ótimas, com letras comoventes e especiais, sem contar com a simpatia de abrir o estúdio da própria casa para os fãs.

Nesse dia o Humberto estava inspirado, tocou gaita, piano, agradeceu ao carinho dos fãs e pediu chã para a esposa, pois o frio em Porto Alegre já havia chegado.

A noite foi emocionante, mesmo para mim que até então era simples admiradora do trabalho do Humberto. Digo isso porque depois de presenciar tamanha consideração e ouvir com mais cuidado as letras das músicas posso dizer que me tornei fã do Gessinger.

Naquela noite o 1Berto (como ele gosta de escrever) fez valer o ditado de que o artista vai onde o povo está, ele tem usado o twitter de forma brilhante para divulgar seu shows, livros e para se comunicar com os fãs.

Rendo aqui minhas homenagens a um artista genuíno no melhor significado da palavra.

Para quem se interessar esse é o twitter dele.

Informações sobre shows e os livros acesse o site do Pouca Vogal.

3 comentários:

  1. (in)felizmente tenho alguma aversão à palavra ídolos. Tenho gente que admito nas que não idolatro. É como a palavra "fã", também me incomoda.
    Manias. Coisa de dar, talvez, importância a mais ao que as palavras realmente traduzem.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto do sentido pejorativo que a palavra Ídolo e fã tem por aí, mas a verdade é que o twitter me ajudou a ter outra visão das coisas. Meus "ídolos" ficam mais humanos e a oportunidade de trocar ideias é algo muito legal.
    Confesso que precisei deixar o pré-conceito de lado para me considerar fã sem me sentir mau, mas entendo o que vc quer dizer...

    ResponderExcluir
  3. Letícia, eu acho o twitter uma ferramenta surpreendente por conta desses fatos que acontecem. Claro que não é uma "revolução" como alguns alardeiam por aí - ao menos eu não acho que seja, não no sentido que alguns estudiosos e jornalistas querem conferir - mas é uma ferramenta que realmente consegue aproximar não apenas os artistas mas também os políticos!

    E é aí que muitos mostram do que são feitos. Eu me lembro de duas discussões que tive com políticos por lá: o ex-ministro Raul Jungmann e o deputado Roberto Freire. O primeiro foi super grosseiro com uma pergunta que eu fiz sobre os salários absurdos e benesses que parlamentares mo BR recebem; o segundo, depois que eu o questionei sobre suas convicções políticas, me bloqueou. Detalhe: não foi grosseiro em nenhum momento. Mas isso demonstra, em partes, como alguns não sabem lidar com pessoas mais incisivas e com memória. Daí o interesse em manter as coisas como estão no país...

    Mas é diversão também. Teve um dia que vi a twitcam do Falcão, não do Rappa, mas o Falcão Brega, cantando suas músicas e discutindo sua "filosofia". Genial, fazia tempo que eu não ria tanto...rs

    É isso, o twitter tem muito narcisismo e egocentrismo reunido, sem falar em preconceitos, mas tem coisas boas também.

    Abs! :)

    ResponderExcluir